Como ler partitura de bateria - Parte 1#

A maior duvida de todo iniciante do estudo da bateria é como ler partitura pra percussão, diferente da tablatura a partitura consegue passar a musica em real além de possibilitar ao musico tocar sem mesmo conhecer a musica, pois a sua estrutura é bem mais organizada que as de tablatura. Mesmo assim tem algumas tablaturas que quando bem feitas e dependendo da experiência e do nível de conhecimento do baterista ele consegue executar a musica por uma tablatura sem conhecer a musica. Pra conseguir ler partitura deve saber oque cada linha e cada espaço é no kit e nesta imagem abaixo mostra as posições de cada parte da bateria na partitura, cada partitura pode sofrer pequenas alterações em posições do Hi-Hat aberto ou do Ride (Prato de condução), mas essas mudanças são mínimas e caso tenha sempre é informado.

Diferente os instrumentos de percussão não é organizado por notas (do-ré-mi..) pois é um instrumentos de notas indefinidas, o baterista pode optar em afinar com o objetivo de tentar aproximar o tom de cada tambor o mais próximo da nota desejável, mesmo assim não soará como uma nota musical.
Coisas que podem ser adicionada na partitura é números de tom tons, caso seja um kit grande que tenha mais que dois tom tons poderá ser adicionado por exemplo:

Neste exemplo ao lado há a adição de tambores, isso pode ser feito quando na musica é utilizado uma bateria com mais que o kit básico de dois tons e um surdo ou tom grave.  Pode ser adicionado qualquer coisa a mais na partitura, seja pratos de um mesmo tipo más de diferentes tamanhos ou caso esteja usando pedal duplo ou dois bumbos.






Veja a parte [1] [2]