Escolhendo a baqueta

 O momento em que você decide qual é a baqueta ideal pra se usar ao longo de sua jornada deve ser bastante criterioso, deve analisar os seguintes fatores:
  •         Tipo de som que você deseja (composto, acentuado);
  •         Estilo de som que você toca (metal, jazz..);
  •         Durabilidade

  Para analisarmos o tipo do som que irá sair você deve ver a ponta da baqueta, pois a variação de timbre varia muito de uma ponta de nylon e uma de madeira. Se você busca um som que de ênfase no agudo (ping) das peles e dos pratos você deve escolher uma baqueta cuja ponta seja arredondada. Caso você esteja em busca de um som mais encorpado, busque as baquetas com pontas mais retas, com o formato semelhante a uma flecha, semente, barril etc.

   Outro fator determinante é o estilo de musica que você irá tocar. Os modelos de baquetas são 7A que é a mais fina, 5A, 5B e 2B que é a mais grossa. Se você toca um estilo mais pesado como metal e punk você não deve usar uma baqueta muito fina como a 7A, pois o desgaste que ela sofrerá será muito alto, tornando uma baqueta de curta duração, diferente se você for tocar jazz por exemplo.           

                                                                                                                                          



   A baqueta deve ser analisada por inteira. O pescoço da baqueta é um fator que ela deve ser escolhida junto ao que você toca, uma baqueta com um pescoço muito fino irá se quebrar com facilidade caso vá tocar estilos mais pesados. O pescoço bem afunilado tem melhor rebote porem é mais sensível.
A durabilidade é outro fator importante, escolha uma madeira boa e resistente, não se engane pensando que irá comprar uma baqueta importada achando que só porque é importada é boa e na verdade esta levando uma de baixa qualidade. Algumas madeiras nacionais boas, por exemplo, é a Guaçatonga, jatobá e Jataí entre outras.

   Experimente vários tipos de baquetas, longas, curtas, descubra qual tipo se encaixa melhor com você e com seu estilo.

 Algumas dicas para a conservação de sua baqueta:
  • Mantenha sempre os pares unidos, eles saem da fábrica pesados e balanceados, evite p misturar pares dentro do Bag. Utilize o plástico que acompanha as baquetas para guardar ou borrachinha de dinheiro para prender;
  •   Sempre deixe ela em um local ao abrigo de sol e humidades e também que seja plano, a fins de que ela não empene;
  •  Após o uso passe um pano, papel ou algo do tipo para tirar o suor que ficou nela;

Nenhum comentário :

Postar um comentário